Segunda parte do Video (Hangout) – Tributo a Grão-Mestre Moy Yat

tributo a grão mestre moy yat

 Tributo a Grão Mestre Moy Yat

Neste Tributo a Grão Mestre Moy Yat, Mestre Leo Imamura pode compartilhar com todos os internautas seu convívio de 14 anos com seu mentor.

Esse convivio que era muito enfatizado por Grão Mestre Moy Yat, leva o praticante a um entendimento mais amplo dessa Arte Marcial Chinesa conhecida como Ving Tsun(Wing Chun).

Por isso acho muito interessante neste tributo a Grão Mestre Moy Yat registrar algumas palavras de Mestre Leo Imamura:

Kung fu aprende-se sem saber que está aprendendo. É quando você se dedica à prática, mantém-se estudando e continua a aprender até você atingir um determinado nível onde o que faz é muito simples e tem significado profundo.”

“Não se aprende Kung Fu através do ensinamento de alguém. Não se pode aproveitar o resultado de outro. Por isso, não basta ir até um mestre que tenha algo bom para oferecer, adquirir um certo conhecimento técnico a partir de um momento pré-determinado e ir embora. Se aprender uma técnica assim, quando quiser empregá-la, não saberá como.”

“Para aprender Kung Fu, você precisa senti-lo. É preciso dedicar tempo para estudá-lo. É um processo de convivência com o seu mestre. Para isso, você tem imergir dentro do processo de aprendizado. Como um monge nu que senta sob a lua e fica exposto à luz do luar, assim deve ser o processo de quem quer aprender kung fu.”

Alguns pontos aqui chamam atenção como consequência deste processo apresentado por Grão Mestre Moy Yat:

  1. Kung Fu não pode ser ensinado, apenas aprendido
  2. Você aprende sem perceber que está aprendendo.
  3. O kung fu é manifestado principalmente através das atividades do cotidiano.
  4. Todos têm condições de desenvolver o Kung Fu, visto que cada um tem a sua própriamaneira de manifestá-lo.
  5. Para desenvolver o Kung Fu é preciso aprender a evoluir a vontade para melhor avaliaro potencial de uma situação.
  6. Quando aprendido apropriadamente, o kung fu aflorará naturalmente toda vez quenecessitar.
  7. O que caracteriza uma pessoa que manifesta o Kung Fu é a capacidade de estarrelaxado. Por isso, ele está aberto para aquilo que não entende e faz uso dos recursos oferecidos por tudo que esta ao redor.

Por isso, você não pode forçá-lo e nem ter expectativa precipitada sobre ele. O resultado será natural. Será o que tiver que ser. O processo gera o efeito por si mesmo. Obviamente, há uma lógica com relação a esse resultado. Mas está menos ligada ao ativismo pessoal e mais às condicionantes que envolvem o processo. O que quero dizer com ativismo pessoal relaciona-se com o que chamamos normalmente de “esforço”. Mas o esforço relacionado ao Kung Fu é outro: é o “esforço para não forçar”.

Mestre Leo Imamura

Esse Tributo a Grão Mestre Moy Yat será colocado por partes!!

Segue abaixo o Link para a 2ª parte do Video

 

 

 

 

plugins premium WordPress