Artes Marciais e o Desenvolvimento Humano
Artes Marciais e o Desenvolvimento Humano
Ao longo de sua existência, o homem sempre explorou formas de ser mais eficaz.
Para isso, cada sociedade buscou diferentes formas de acessar a inteligência estratégica.
Na cultura chinesa, essa busca foi inovada ao identificar o desenvolvimento humano como acesso à inteligência estratégica. Isso só foi possível a partir de um conceito que é revolucionário até para os dias de hoje: a feminilização da guerra.
A feminilização da guerra representa a importância das qualidades femininas (Yin) – como a sensibilidade, a antecipação, a sustentabilidade – em situações de crise. É o reconhecimento da constante percepção entre opostos (Yin-Yang) na resolução de conflitos.
A partir dessa idéia, os chineses passaram a desenvolver sistemas de inteligência estratégica representados pelo combate simbólico. Esses sistemas promovem uma experiência significativa capaz de desenvolver uma maior consciência de si mesmo através do outro e assim acessar uma inteligência que permita estrategicamente explorar o potencial existente em cada situação do nosso dia-a-dia, do âmbito pessoal até o profissional. A esse tipo de inteligência estratégica chamamos de Inteligência Marcial.
O Sistema Ving Tsun(Wing Chun) é um dos mais notáveis exemplos desse sistema típicamente chinês. Foi Patriarca Moy Yat o grande introdutor deste sistema de sabedoria em movimento no Ocidente.
Para saber como acessar sua inteligência estratégica, participe de uma Apresentação Individualizada, ligue a agende a sua.