O Período dos Reinos Combatentes e as tradições do Sistema Ving Tsun (Wing Chun)

As tradições do Sistema Ving Tsun (Wing Chun)

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Robert D. Kaplan foi analista geopolítico chefe da Stratfor, professor visitante da United States Naval Academy e membro do Pentagon’s Defense Policy Board. Ele foi listado, por duas vezes, a revista Foreign Policy como um dos “Top 100 Global Thinkers” do mundo. 

As tradições do Sistema Ving Tsun (Wing Chun)  詠春 datam do Período Jin Gwok 戰國, mais conhecido como Período dos Reinos Combatentes. É comumente aceito que esse período compreendeu de 475 a.C. a 221 a.C.. Impactada por ciclos de desarmonia progressiva, muitas referências culturais e estruturas burocráticas desenvolvidas nesta época influenciariam a China nos dois milênios seguintes.

A consolidação cultural e burocrática da China durante o Período dos Reinos Combatentes levou à redução, por volta do Século III a.C. de sete para três do grande número de potências. Havia Cho 楚 no Sul, Chun 秦 no Oeste e Chai 齊 no Leste, as duas últimas reemergindo de longos períodos de conflitos internos.

Por volta de 221 a.C., Chun 秦 havia subjugando seus dois rivais e estabelecido o primeiro império unificado da história chinesa. É o que se considera a fundação da China.

Em 206 a.C., uma revolta substituiu a breve Dinastia Chun 秦 pela Hon 漢, que durou um pouco mais de 400 anos – o primeiro grande império pan-chinês.

O antigo Império Hon 漢 do século II a.C. na China é um exemplo de sistema político no qual territórios diversos e prósperos tinham envolvimento suficiente entre si, estabelecido por meio de alianças comerciais e políticas, para regulamentar seu comportamento e permitir padrões morais semelhantes. A crença de que fazer o sistema funcionar constituía a mais elevada moralidade, pode ser vista como consequência de uma experiência de desarmonia vivida no passado que não era desejada. Todos estavam cansados da guerra.

 

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Nesta ilustração é possível ter uma noção da duração de tempo dos momentos mencionados. Observe que o zero acima do traço amarelo é para dar referência da nossa noção de tempo, conforme o calendário gregoriano. Recordo que nosso registro genealógico data o Sistema Ving Tsun 詠春 na Era Yung Jing 雍正 (1723-1735) da Dinastia Ching 清 (1644-1911), contudo, sua tradição remonta o Período Jin Gwok 戰國 (475 a.C. – 221 a.C.). 

 

Nesta ilustração é possível ter uma noção da duração de tempo dos momentos mencionados. Observe que o zero acima do traço amarelo é para dar referência da nossa noção de tempo, conforme o calendário gregoriano. Recordo que nosso registro genealógico data o Sistema Ving Tsun (Wing Chun) 詠春 na Era Yung Jing 雍正 (1723-1735) da Dinastia Ching 清 (1644-1911), contudo, sua tradição remonta o Período Jin Gwok 戰國 (475 a.C. – 221 a.C.).

Grande parte das palavras acima foram escritas pelo analista geopolítico americano Robert David Kaplan, autor de “Warrior Politics”, livro publicado em 2002 que o ex-Secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger qualificou como “um dos mais profundos que li recentemente”. 

“Não existe o que se chama de mundo moderno”, é o título do primeiro capítulo da obra. Segundo Kaplan, quanto mais de perto analisamos a Antiguidade, mais aprendemos sobre este mundo novo.

Para ele, o caso mais intrigante de um antigo sistema de governança que permitia aos seus territórios ser, ao mesmo tempo, independentes e interdependentes, é o da China.

O Império Hon 漢, conclui Kaplan, não foi nenhuma ditadura monocromática governada exclusivamente de uma capital imperial. Pelo contrário, representava uma grande harmonia de diversos povos e sistemas – realezas, forças militares, etc. Apesar de todas as lutas pelo poder, cada um dos Reinos Combatentes evoluiu durante séculos de consolidação cultural e burocrática para os diversos elementos de um sistema maior que eles próprios. Se analisarmos a China antiga como um microcosmo do mundo como um todo, o século XXI poderá testemunhar o equivalente aproximado do antigo Império Hon 漢: um sistema global surgido dos grandes conflitos e da anarquia do Período dos Reinos Combatentes.

Com base nas palavras de Robert David Kaplan, é válido considerarmos que o legado cultural produzido no Período dos Reinos Combatentes, como o Sistema Ving Tsun (Wing Chun) 詠春, seja extremamente válido para enfrentarmos os desafios do mundo globalizado.
Por isso, é hora de detalharmos como a tradição estratégica do Sistema Ving Tsun (Wing Chun) 詠春 foi elaborada a partir dessa época.

Neste entrevista Grão-Mestre Leo Imamura fala  sobre pensamento estratégico chinês.

 

 

 

 

 

 

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