Miyamoto Musashi, uma perspectiva Kung Fu

 Miyamoto Musashi, uma perspectiva Kung Fu

 Miyamoto Musashi, uma perspectiva Kung Fu é um excelente video que fala sobre um famoso espadachim japonês que viveu no período do japão feudal.

Ele se tornou muito famoso por vencer inumeros combates. Antes de falacer escreveu um livro que se tornou um clássico.

Esse livro e conhecido como : "O livro dos cinco aneis", Um livro sobre estratégia.

Este video e comentado pelo Grão-Mestre Leo Imamura, no qual faz observações dentro de uma perspectiva Kung Fu.

 

miyamoto-musashi-uma-perspectiva-kung-fu

Faz mais de 20 anos, que o livro Musashi de Eiji Yoshikawa foi publicado no Brasil pela Editora Estação Liberdade. O que me chamou atenção deste trabalho foi o esmero na tradução para o Português de Leiko Gotoda, deste que considero um clássico da literatura das Artes Marciais.

Originalmente publicado em capítulos no Asai Shimbum, Musashi é um romance ficcional baseado na biografia do lendário samurai Miyamoto Musashi, grande artista marcial japonês. Uma das passagens mais marcantes para mim foi o capítulo chamado A Mensagem da Flor.

Eiji Yoshikawa é reconhecido por muitos como o maior romancista histórico do Japão. Sua obra mais famosa sem dúvida é Musashi, uma recriação histórica da vida de Miyamoto Musashi. Musashi, em homenagem a obra do próprio retratado, é dividido em partes que envolvem os elementos Terra, Agua, Fogo, Vento e Céu.

Na parte referente à Água, Musashi busca desafiar o grande guerreiro Yagyu Muneyoshi, também conhecido como Sekishusai. Mas antes dele efetivar seu objetivo, um outro samurai, o arrogante Yoshioka Denshichiro, já o havia feito e aguardava a resposta do velho samurai para aceitar ou não o duelo.
Para Yagyu que era um veterano que participou de vários embates estava evidente que estes garotos ainda estavam no início de sua jornada e viam as artes marciais de uma maneira ainda infantil, com grande foco no combate físico. Assim, ele decide enviar uma jovem, Otsu, para ser a mensageira da sua resposta. Vou ler aqui o conteúdo dela:

Ao senhor Denshichiro e comitiva:

Saudações. Idoso e constantemente atormentado por mazelas, peguei há alguns dias um incômodo resfriado. Mando-lhes escusas e esta flor por intermédio de outra flor, por julgar que a visão de uma singela peônia se preste mais que a do nariz ranhoso de um velho para suavizar as agruras dos cavalheiros em viagem. Não se riam deste pobre velho que, longe do burburinho do mundo, submergiu em profunda reclusão e não tem ânimo sequer para elevar a cabeça acima das plácidas águas do isolamento em que vive.

Sekishusai” Junto com esta resposta, ele enviou uma flor, uma peônia, para que Yoshioka Denshichiro pudesse apreciar a sua hospitalidade. Ofendido pela recusa, o arrogante samurai ficou ainda mais irado com a oferta de uma flor, visto que ele era um guerreiro. Assim, ele rejeitou a peônia oferecida e se retirou. Musashi que estava no quarto ao lado, pôde acompanhar todo o ocorrido. Ao observar a peônia recusada por Denshichiro, ao invés de olhar a flor em si, ele verificou o corte e percebeu que o mesmo havia sido feito com grande maestria. Uma maestria que ele ainda não havia alcançado na arte da espada. Com esta conclusão, ele se retirou, pois percebeu que ainda era um aprendiz e precisaria de muito mais dedicação para sobrepujar o grande samurai.

 

 

Ligue agende uma apresentação individualizada. Nela iremos tirar todas as suas dúvidas relacionadas a prática desta Arte Marcial Chinesa em Brasilia, conhecida como Kung Fu.

 

 

plugins premium WordPress