Kung Fu Panda
Kung Fu Panda
kung-fu-panda é um video que aborda a importância do individuo dentro da perspectiva Kung Fu
Kung Fu Panda foi produzido pela Dreamworks e lançado em 4 de julho de 2008 no Brasil.
Acredito que seu sucesso tenha vindo da capacidade de contar uma história de inclusão do diverso, valorizando o potencial da especificidade de cada um, a começar pelo personagem principal que é um grande panda gordo que tem como pai um ganso, cujo o sonho é tornar-se um grande mestre de kung fu.
É sobre a capacidade de enxergar o especifico como algo único a ser respeitado que iremos discutir hoje neste nosso encontro na Vida Kung Fu.
Quando Kung Fu Panda foi lançado, as pessoas estranhavam a minha recomendação de assisti-lo como uma obra séria sobre Kung Fu. Para ilustrar os motivos da minha posição quero citar algumas cenas, as finais do filme. Obviamente sem a intenção de dar spoilers a você. Uma dessas passagens é a do Pergaminho do Dragão, cujo acesso é exclusivo do Dragão Guerreiro.
Acredita-se que o seu conteúdo é a chave para o desenvolvimento de um poder inigualavel. Depois de uma busca insana ao Pergaminho do Dragão, o leopardo Tai Lung, o opositor de Po, nosso querido Panda gigante, finalmente tem sua posse, mas ao acessar o seu conteúdo descobre que o poder está em nós mesmos. Moral da história: Sempre achamos que os grandes segredos são inalcançáveis, mas no Kung fu eles estão dentro de nós.
Outra passagem memorável é quando Tai Lung recusa-se a entender como um grande panda gordo pode derrota-lo e Po diz a ele que: ele, Po, não é "um" grande panda gordo. Ele é "o" grande panda gordo.
A definição do artigo indica que ele aceitou a sua particularidade e não mais ira se deixar levar pelas convenções sociais ou o que os outros pensam. Sim! Um grande panda gordo pode ser um grande guerreiro e o Grande Panda Gordo pode ser o Dragao Guerreiro sem duvida alguma. Dentro do mundo das artes marciais chamado de Mo Lam em cantones ou Wu Lin em mandarim há uma crença que existem golpes indefensáveis chamados em cantonês de Jit Jiu, ou Jiejiao em mandarim.
O filme Kung Fu Panda faz uma referencia a esta crença ao mencionar a Tecnica de Dedo Wuxi conforme a versão brasileira. Wuxi foi o mestre que supostamente desenvolveu esta técnica.
E Shifu, o mestre tanto de Po como de Tai Lung, era detentor deste conhecimento mas nunca ensinou à ninguém. Porem Po entendeu, através do Pergaminho do Dragao, que o Kung Fu não pode ser ensinado e somente através da dedicação inteligente é possível acessar um dispositivo de combate simbólico que compõem um determinado sistema.