Artes Marciais e o cotidiano

Artes Marciais e o cotidiano 

artes-marciais-e-o-cotidiano faz uma analise da importância das artes marciais em nosso dia a dia dentro da perspectiva Kung fu. Analisado por Grão-Mestre Leo Imamura, o filme os sete samurais mostra muito bem essa importância.

artes-marciais-e-o-cotidiano

Akira Kurosawa é considerado por muitos o maior diretor de cinema Japonês de todos os tempos. Sua relação com as Artes Marciais pode ser percebida a partir do seu primeiro filme Sugata Sanshiro, de 1943, que retrata a relação do lendário judoca Shiro Saigo com seu mestre Jigoro Kano, o fundador do Judô. Mas sua obra maior foi “Os 7 Samurais”, um dos maiores filmes de todos os tempos.

É sobre uma passagem deste filme que eu irei discutir com você hoje, no nosso encontro na Vida Kung Fu. O filme Os 7 Samurais, no original Shichi Nin No Samurai, foi lançado em 26 de abril de 1954 no Japão e é a obra mais famosa de Kurosawa. Sua importância é tão grande para o cinema mundial que este filme foi refilmado seis anos depois em Hollywood sob o título “7 Homens e um Destino”. que por sua vez teve um remake em 2016. Além disso,

Os 7 Samurais inspirou várias produções como: A animação Vida de Inseto, Django de Quentin Tarantino, Matrix Revolutions da Trilogia Matrix, As Duas Torres, da Trilogia O Senhor dos Anéis, Star Wars de George Lucas, Mad Max de George Miller, O Resgate do Soldado Ryan de Steven Spielberg e os Vingadores da Marvel.

Os Sete Samurais conta a história de uma aldeia de camponeses que decide contratar um número mínimo de Samurais para protegê-los da ameaça de um grupo de bandidos. As cenas que iremos discutir dizem respeito ao processo de avaliação para a contratação de 3 destes samurais. O primeiro candidato tem seu kung fu ainda imaturo. Ele é representado por um camponês que fingia ser samurai por meio de um documento furtado.

Ele é fisicamente forte, mas sob o ponto de vista estratégico, ele é uma criança. Desprevenido, ele se expõe a um teste numa situação desfavorável, já que se encontrava bêbado. Sem condições de apresentar o seu melhor. Ele confiava exclusivamente na sua força, desconsiderando outras capacidades mais importantes.

Explosivo, impressionava apenas outros lutadores imaturos como ele. O segundo candidato é um exímio samurai com kung fu manifesto. Sua habilidade marcial é impressionante e seu tempo de reação ao desafio é perfeito, mas ainda está submisso às circunstâncias. Já o terceiro candidato é aquele que representa um alto grau de kung fu. Sua habilidade não está no físico, pois sabe evitar uma agressão. Sua conduta é relaxada e alegre, pois consegue fluir conforme cada momento de mudança. Ele se adapta, e não se submete à violência.

Os 7 Samurais mostra com muita sensibilidade o mundo das Artes Marciais, onde as situações do dia a dia são uma extensão das grandes batalhas e vice-versa. Caso queira saber mais sobre o tema escreva nos comentários. Assim poderemos trocar ideias sobre esta fantástica obra prima do cinema mundial. Se você gostou desse vídeo ou conhece alguém que poderia se beneficiar do assunto, compartilhe. E não deixe de se inscrever no nosso canal, você receberá notificações dos nossos vídeos que são semanais. Um forte abraço e até o nosso próximo encontro na Vida Kung Fu.

 

 

 

 

plugins premium WordPress