A importância do acaso na perspectiva Kung Fu
A importância do acaso na perspectiva Kung Fu.
A importância do acaso na perspectiva Kung Fu é um video que leva em consederação dentro da perspectiva kung fu a casualidade. Comentado pelo Grão-Mestre Leo Imamura ele aponta essa situação durante o processo de fuga na monja Ng Mui durante a destruição do Monasterio Shaolin (Siu Lan).
Mas o ponto central desta discussão envolvera o filme Senhor dos aneis !
Em 2011, a Trilogia “The Lord of the Rings”, "O Senhor dos Anéis" no Brasil, teve seu início. Ela foi a adaptação de uma obra literária de mesmo nome. Este grande sucesso de público e de crítica foi escrito por John Ronald Reuel Tolkien, um ex-combatente da Primeira Guerra Mundial.
É dito que ele escreveu esta obra para os seus filhos. A história do filme “O Senhor dos Anéis” é bem conhecida. Um anel mestre, que controlava os anéis dos homens, anões e elfos, está sob o poder de Sauron. No entanto, tudo mudou por uma ação improvável.
A Trilogia “O Senhor dos Anéis”, trouxe para nós a importância da fantasia para nos ensinar sobre os desafios da vida. A Sociedade do Anel, que é constituída por um grupo heterogêneo, que busca um objetivo comum: destruir o anel mestre e com isso permitir que as diferentes raças possam viver sem a ameaça de extermínio promovida por Sauron, o lorde da escuridão e mestre do um anel.
Ainda que a missão seja das mais difíceis, tudo isso começou por meio de um acaso. Num momento de desespero. Quando Isildur vê o Elendil, seu pai, desfalecido, pega sua espada Narsil e tenta atacar Sauron, mas ela é rompida e então, numa ação instintiva, ataca a esmo o seu adversário e, para a sua surpresa de todos, o golpe corta os dedos de Sauron, que perde a posse do anel.
Com isso, tudo muda na Terra Media, ambientação do mundo de Tolkien para a sua obra. Considerar o acaso é muito importante em cenários complexos de atuação, onde uma simples ação com intenção, ou não, pode gerar efeitos que venham beneficiar você ou seu adversário.
Por isso, é interessante a passagem do registro genealógico da nossa linhagem que diz que a Monja Ng Mui presenciou casualmente o combate da garça e da serpente. Considerar o acaso, é sinal de sabedoria, pois manifesta o reconhecimento do que não sabemos.
Assim, a fantasia do controle sobre nós mesmos, ou sobre os outros, é algo a ser refletido, pois a vida vai muito além do que nós concebemos e, portanto, a humildade deve ser uma característica de todo estrategista. Mais do que uma qualidade moral, a humildade é, acima de tudo, estratégica.