A constituição do Sistema Ving Tsun (Wing Chun)
A constituição do Sistema Ving Tsun (Wing Chun)
A constituição do Sistema Ving Tsun (Wing Chun). Esse sistema de arte marcial chinesa foi deixado a nós pela fundadora Yim Ving Tsun. Essa atribuição foi dados pelos seus descendentes em homenagem a grande contriuição deixada por ela.
Ela estruturou esse sistema em seis dominíos : Siu Nim Tau, Chum Kiu, Biu ji, Mui Fah Jong, Luk Dim Boon Kwan e Baat Jaan Do.
Esse sistema chamdo Ving Tsun (Wing Chun), tornou-se um dos mais famosos estilos de Kung Fu, tendo como seu maior expoente Bruce Lee que foi discipulo do Patriarca Ip Man.
Hoje os maradores de Brasília podem ter acesso a esse legado cultural. Pois o núcleo da Moy Yat Ving Tsun esta cituado em Brasília na asa sul.
Comentários de Grão-Mestre Leo Imamura:
Agende sua visita e venha conhecer uma autentica arte marcial chinesa, cujo o obejtivo e preservar um legado cultural conhecido como Kung Fu ,a cidade de Brasilia-DF.
Muitos me perguntam como que desenvolvi e desenvolvo o meu Kung Fu. A fim de iniciar minha jornada na vida kung fu, pedi para ser aceito na Família Moy Yat, que detinha como legado o Sistema Ving Tsun (Wing Chun).
Esclarecendo melhor, ao ser membro de uma Família Kung Fu, pude ter acesso ao Sistema Ving Tsun(Wing Chun) por meio de um processo que chamamos de Vida Kung Fu.
E é através da Vida Kung Fu que meu Kung Fu pode ser desenvolvido até os dias de hoje. É sobre o funcionamento do Sistema Ving Tsun que quero compartilhar com você nesta minha jornada na Vida Kung Fu. Podemos ver o Sistema Ving Tsun sob muitos aspectos.
Mas qualquer que seja a visão abordada, em algum grau, ela será limitativa. Por isso, penso que a atenção central, ao propor um entendimento sobre o Ving Tsun(Wing Chun), é não restringir as possibilidades de sua exploração. Talvez seja essa a razão dos grandes mestres do passado não o terem definido.
Por outro lado, como as pessoas poderiam entender suas qualidades distintas?
Diante desses desafios, quero apresentar, a título precário, uma proposta de entendimento do Sistema Ving Tsun(Wing Chun) como um sistema para o desenvolvimento do Kung Fu, cuja elaboração é atribuída à Fundadora Yim Ving Tsun.
É integralizado por seis domínios – Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa Jong, Luk Dim Bun Gwan e Baat Jaam Do – representados por listagens de dispositivos corporais de combate simbólico.
Essa coletânea de domínios, do Siu Nim Tau ao Baat Jaam Do, basta por si mesma para formar um todo completo que é o Sistema Ving Tsun(Wing Chun) Mesmo que o nome e a disposição dos componentes de cada domínio dêem uma noção para o entendimento de sua natureza, nada necessariamente é especificado, comentado ou justificado com relação aos dispositivos corporais de combate simbólico.
O entendimento da natureza de um domínio é uma jornada que vai além da compreensão intelectual. Se alguns de seus aspectos parecem uniformes e regulares, outros conduzem para a extrapolação dos limites de um ordenamento dado como certo. Cada característica é portadora de uma manifestação simbólica que pode ser vista como um guia para a compreensão do Sistema Ving Tsun (Wing Chun) como um todo ou em parte.
A partir do acesso à listagem dos domínios não se precisa fazer uso de um conhecimento teórico para o desenvolvimento do Kung Fu. Ele ocorrerá de modo intuitivo e sutil.
É este processo que chamamos de Sam Faat, ou seja, Vida Kung Fu. Desde os tempos remotos, os chineses perceberam que o combate é uma experiência emblemática para manifestar a base de seu pensamento (o Yam e Yeung) e compreender o funcionamento bipolar, possibilitando que pólos opostos se complementem, cujo processo é potencializado em situações de preemência de morte.
Por esse combate ser simbólico, é possível desenvolver a capacidade de transformar o adversário no próprio potencial a ser explorado em um conflito. Talvez por isso, os dispositivos corporais de combate simbólico, chamados de Jiu Sik, foram concebidos, a partir de uma conduta feminina, para promover um tipo de experiência que é passível de se estender para a conduta, a partir da consciência aflorada. Esse tipo de experiência, proporcionada pela ação de um Jiu Sik, é identificada como uma “experiência marcial”.