Perspectiva kung fu
Perspectiva kung fu
Perctiva Kung Fu é destacada em varios momentos neste video pelo Grão-Mestre Leo Imamura.
A perspectiva kung fu é uma abordagem onde interpretamos uma passagem de uma obra, mais como uma orientação de como uma pessoa pode viver sua própria vida e não como uma descrição dos fatos em si.
Já a inteligência marcial, nada mais é do que a inteligência estratégica cultivada a partir da experiência Marcial.
Então deixe-me explicar o que é inteligência estratégica: é conseguir antever o benefício através de uma visão diferenciada de uma situação e saber como tirar proveito dela.
Nos dias de hoje, o termo Kung Fu é conhecido principalmente por sua conexão com as artes marciais. Quando se ouve esta palavra, a maioria das pessoas pensa em lutadores habilmente acrobáticos. Essa concepção está associada a um duplo mal- entendido: o primeiro é achar que Kung Fu não é nada mais que artes marciais e o segundo é considerar as artes marciais como uma mera habilidade de lutar e matar. De fato, o Kung Fu é muito mais do que as artes marciais e as artes marciais reais são muito mais do que habilidades de combate.
Entre o Século III e o Século IV, o termo Kung Fu já era empregado e originalmente era usado para descrever o trabalho humano. Mais tarde, ele adquiriu um conjunto de significados como (1) tempo e esforço gasto
em algo, (2) capacidade de alcançar resultados pretendidos e (3) resultado de tal esforço e habilidade. Posteriormente, passou a ser usado para designar todas as artes da vida que demandavam habilidades cultivadas e perícia efetiva, seja nas artes da cozinhar, falar, dançar ou lidar com as relações humanas. Os neoconfucionistas, bem como os taoístas e budistas, todos inequivocamente chamavam de Kung Fu a arte de viver que requeria corporalidade e manifestação de habilidades excelentes.