GEUK JONG
GEUK JONG 腳樁
Geuk Jong
Minha experiência neste conteúdo foi bastante significativa. Embora tenha ocorrida no inicio do ano de 1996, as palavras de meu Si Fu ( Grão Mestre Leo Imamura ) ecoam claramente em minha mente até hoje.
Estávamos em um novo Mo Gun, recém inaugurado e apenas um detalhe faltava nele: não tínhamos GEUK JONG 腳樁 .
Lembro-me dele dizer que se quisermos refinar nosso entendimento sobre técnicas de perna precisamos montar um GEUK JONG 腳樁.
Montamos ele bem na entrada do Moo Gun, num pequeno jardim. Infelizmente não tínhamos espaço para montar um GEUK JONG 腳樁 com 10 postes. O espaço só permitia uma pétala da flor.
Quero dizer: Uma flor de ameixa tem 5 pétalas então teríamos 10 postes, como não tínhamos espaço apenas uma pétala pode ser usada com 3 postes.
Antigamente um Mo Gun grande teria em seu jardim um GEUK JONG 腳樁 com 10 postes formando do desenho da flor de ameixa no qual em seu centro se encontraria enterrado o Muk Yang Jong, por isso esse nível e chamado de Mui Fa Jong 梅花樁 ( O pilar da Flor de ameixa).
Quando ele ficou pronto meu Si Fu pediu para que eu explorasse esse aparelho de forma apropriada usando minha experiência prévia em CHI GEUK 黐腳 .
Ele enfatizou que esse aparelho não iria construir o meu Kung Fu, mas sim refinar o que eu ja tinha.
E para tal uma abordagem inicial precisava ser levada em consideração:
Ocupação do centro (SAU JUNG 守中)
Ao contrario do que muitos pensam esse aparelho não é usado apenas para chutes, mas também para refinarmos nossa compreensão de como ocuparmos o espaço da perna de nosso oponente no solo.
Imagine seu adversário indo na sua direção. Ele terá de posicionar uma perna na sua frente. O que você fará e justamente ocupar a porção que o pé dele irá pisar no chão. Com isso ele perderá o equilíbrio ficando fácil de ser golpeado. Essa ideia ja foi trabalhada nos níveis anteriores quando trabalhamos o CHI GEUK 黐腳.
Então tomando como referência a perna dianteira do seu oponente teremos duas maneiras de ocupar o seu centro: "Huen Ma 圈馬 "" e “San Ko Ma"
"Huen Ma 圈馬” seria o movimento que você usará buscando o flanco do oponente, levando a oferecer as costas para você.
San Ko Ma seria o movimento na qual você abordara a parte interior do pé de seu oponente .
Gostaria apenas de lembrar que tanto "Huen Ma 圈馬 “ quanto o “San Ko Ma” podem ser realizados de ambos os lados.
Podemos ainda ter uma situação em que seu oponente pisou e você não teve tempo para ocupar o espaço de seu pé. Então teremos de trabalhar os joelhos dele usando o seu próprio joelho contra o dele. Fazendo com que o peso do corpo sai dos pés desta maneira o desequilibrando novamente.
Lembro-me de meu Si fu me orientando de o quanto era importante eu repensar o “Huen Ma 圈馬” da forma do “Biu Ji 標指” e "Sam Ko Ma”.
Ele disse: escolha um dos postes para começar, e depois vá para o outro e assim sucessivamente. Você pode iniciar dentro do Jong ou por fora dele.
Extensão Máxima
Agora o praticante pode explorar os chutes ( Dim Geuk 掂腳) bem como Waang Geuk 橫腳( Chute Lateral ) Mas um ponto ele deverá levar em consideração. A partir do momento que ele chutar um poste, devera ter condições de acertar o próximo sem que para tal tenha de artificialmente ajustar a distancia. Em outras palavras, o mais importante não é apenas o chupe mas onde ele colocará o pé no chão após o chute para que o próximo ja esteja na distancia certa.
Imagine que você chutou o seu adversário, no momento em que você chutou ele afastou fazendo com que você perdesse o chute. Por instinto você simplesmente retornaria o chute na posição de partida, mas a ideia aqui e podermos repor o chute. Então o chute com a próxima perna dependerá a onde você vai colocar a perna do primeiro chute, pois somente assim o próximo chute acertara o alvo. Então muitas vezes o primeiro chute e só usado pra medir a distância para o segundo chute.
Ainda temos outra situação de movimentos seguidos com a mesma perna, a exemplo da sétima parte do MUK YAN JONG 木人樁. Nela fazemos o Dim Geuk 掂腳 e com a mesma perna temos o movimento descente da perna em direção ao joelho passando pela canela (So Geuk)
Desdobramentos
Neste momento trabalhara as etapas anteriores, buscando após cada chute nos postes durante a Fase de descida aderir a eles, explorar o Huen Ma 圈馬 e Sam Ko Ma a cada passo combinando-os com o chute e após o chute.
No contexto de desdobramento entramos com o chute lateral usado para distancias onde o Dim Geuk 掂腳 não alcança, ou situações em que após o Dim Geuk 掂腳 com a mesma perna você poderia usar Waang Geuk 橫腳.
Outro ponto importante e justamente a aderência para que se controle o adversário:
Digamos que no momento em que seu adversário foi na sua direção o seu pé direito entrelaçou no pé direito dele. Com isso houve uma tentativa sua de desequilibra-lo. Neste exato momento ele consegue tirar o pé e afastar o corpo dando a oportunidade para que o seu chute esquerdo possa entrar .
Mas lógico isso só acontecera se você estiver conectado e atento ao movimento de seu oponente.
É importante lembrar que esses postes estão fixos ao chão e quem precisa dar vida para ele será você.
Pode ainda ter uma outra situação na qual eu posso me colocar em uma distancia ruim para o chute, erguer a minha perna como se fosse chutar e apenas aderir ao poste ( Perna) colocar energia na descida ate o chão aderindo ao pé do adversário puxando-o e desequilibrando-o.
Em outras palavras use sua imaginação!!!
Quanto mais experiência você tiver mais situações você poderá explorar neste equipamento.