Contrariando o consenso

Contrariando o consenso

contrariando-o-consenso-2 é um video no qual Grão-Mestre Leo Imamura faz uma analise dentro da perspectiva kung Fu sobre o filme "Mulan".

contrariando-o-consenso-2

Mulan foi uma animação produzida pela Disney em 1998. Ela foi baseada no conto de Hua Mulan.

Também conhecida pela pronuncia cantonesa Fa Muk Laan. É a história de uma filha que para honrar sua família, decide servir o exército chinês travestida de homem.

É sobre a noção de vantagem e desvantagem e a necessidade de vermos vários lados de uma mesma realidade que iremos discutir neste nosso encontro na vida kung fu.

O filme Mulan inspirou toda uma geração sobre os elementos da cultura chinesa e a sua aproximação com a nossa. Lançado em 1998, este filme fez parte da infância de meus filhos que assistiram dezenas de vezes a animação e cantavam todas as músicas do filme nas nossas viagens.

Mas a cena que quero destacar é aquela do treinamento dos recrutas, quando o Capitão Li Shang é designado a transformar um bando de civis em verdadeiros soldados. A cena inicial é um desafio de recuperar uma flecha no topo de um poste. Mas o Capitão é enfático: dois pesados discos de bronze representariam a força e a disciplina e eles deveriam ser usados para o sucesso do empreendimento.

É obvio que com este peso extra era praticamente impossível recuperar a flecha. Enquanto isso, o treinamento era um desastre total, particularmente para uma mulher como Mulan, que se fingia de homem e não tinha as mesmas habilidades físicas masculinas. No entanto, Mulan não se deixou iludir com esta situação e em vez de ver os discos como ônus, passou a vê-los como bônus e os usou como contrapeso para se elevar ate o topo do poste e recuperar a flecha.

A partir desta mudança de perspectiva, ela inspirou os demais que passaram a valorizar suas características e tornaram-se exímios soldados. Nada disso foi surpresa para o dedicado Capitão Li Shang que deveria ter conhecimento do tratado de estratégia de Sun Tsu e sabia que a essência das artes marciais é contrariar o consenso. Somente contrariando o consenso seria possível recuperar a flecha e assim tornar-se um grande soldado. E você? Lembra de algum outro filme que também tinha esta proposta? Se você lembrar coloque nos comentários que irei fazer um vídeo especial sobre esta passagem. Caso você já passou por alguma experiencia similar, compartilhe conosco.
 

 

 

plugins premium WordPress