Aprendizado do Kung Fu
Aprendizado do Kung Fu
Aprendizado do Kung Fu é um tema que será abordado no video abaixo:
Em 1999 um grupo de discípulos e eu, fomos convidados pelo grão-mestre Miguel Hernandez a assistir um filme que o impressionou profundamente.
Fomos a um cinema no Brooklin de Nova York e lá foi a primeira de muitas vezes que assisti ao filme Matrix.
Basicamente o filme traça uma relação entre uma vida ilusória e um programa de computador, onde as pessoas que tomam consciência desta relação tem maior capacidade de realização neste mundo programado. Dentre essas pessoas, há o escolhido, "the one", conhecido como Neo, cuja busca é ajudar as pessoas a sair da Matrix. Passados quase 20 anos acho que vale a pena revisitármos essa obra que revolucionou a ficção científica no final do século passado e que faz importantes referências ao que chamamos de vida kung fu. Uma vez que viver a vida kung fu é o equivalente a viver fora da matrix.
Tradicionalmente, as listagens de um sistema de kung fu eram primeiro memorizadas e seguidas antes que as pessoas tentassem compreendê-las, porque isso requeria experiência prática reiterada para desenvolver o virtuosismo necessário para a verdadeira compreensão.
Por isso, um sistema de kung fu começa a partir da condição existente do praticante e, através da orientação e da prática passo-a-passo, alcança gradualmente níveis mais elevados de excelência artística. Diferentes componentes de um sistema de kung fu estão ligados entre si através de suas implicações práticas, o que é o torna muito dinâmico. Eles não são formados no cérebro e manifestados no âmbito das palavras, mas sim formados por dispositivos corporais e capacidades corpóreas de uma pessoa e manifestados no âmbito da vida real.
Da mesma forma, o poder convincente da instrução kung fu não reside, em última análise, na prova lógica das conclusões, mas nos resultados eficazes que geram. Consequentemente, as declarações contraditórias em um sistema de kung fu podem ser válidas dentro de seus respectivos domínios (veja o exemplo dado pelo Patriarca Moy Yat do Patriarca Ip Man quando ele dava respostas diferentes, muitas vezes opostas, para a mesma pergunta feita por diferentes discípulos).
Embora um ensino eficaz possa parecer uma regra universal, um sistema de kung fu pode ainda ser sujeito ao uso do discernimento para o entendimento da circunstância que se um praticante de Kung Fu se encontra (basta recordar os ensinamentos do Professor François Jullien sobre a avaliação circunstancial).
A partir disso, pode-se afirmar que uma vez que esta "eficácia" é aberta a visões alternativas de excelência, sistemas de kung fu são não-exclusivistas. Ao contrário de afirmações sobre a verdade, eles não têm a afirmar-se como a única forma correta de arte. Isso é diferente de não ter certo ou errado ou bom e mau, no entanto, ele é como qualquer forma de arte, sujeitos ao julgamento das experiências cultivadas das pessoas.
Um sistema de kung fu não visa estabelecer regras morais para restringir as pessoas, mas sim dar orientações para que as pessoas possam viver vidas artísticas. Elas são como protocolos, que admitem flexibilidade. Habilidades kung fu devem ser incorporadas como características ou hábitos de uma pessoa que tem que se comprometer na imitação encarnada de mestres ou exemplos (daí a relevância dos relatos de Vida Kung Fu dos mestres do passado e do presente).
Ao acessar um sistema de kung fu, deve-se fazer uma reflexão cuidadosa e colocar em prática os ensinamentos. Se um praticante de Kung Fu puder se relacionar a sabedoria de um sistema de kung fu à sua pessoa e examiná-las através de sua própria prática corporal, certamente seus esforços não serão em vão. Cada dia, semana, mês, ano ou década lhe trará o resultado (kung, de kung fu).
A abordagem kung fu requer autoreflexão do que é aprendido e exploração na prática, conduzindo ao entendimento e crescimento holístico corpóreo. O praticante de Kung Fu interage com o sistema, tornando-o vivo através do envolvimento pessoal com ele.
Uma abordagem intelectualista para acessar um sistema de Kung Fu seria como comer o menu em vez da comida.