O poder da conexão
O poder da conexão
o-poder-da-conexao é um video que aborda as dificuldades encontradas no cotidiano e sua relação com o combate, dentro da pespectiva Kung Fu.
Quem nunca ouviu falar de Star Wars, a icônica franquia criada por George Lucas que agora está na sua terceira trilogia. O primeiro filme, que corresponde ao Episodio 4, ou seja, o primeiro da segunda trilogia, foi lançado em 1977 e transformou o mundo do cinema.
Revigorando o gênero da ficção cientifica, abrindo espaço para o mercado de produtos derivados e elevando para um outro atamar o nível dos efeitos especiais.
Mas, para nós, o mais importante é enxergarmos a perspectiva Kung Fu nas cenas deste clássico. Hoje quero falar sobre o combate entre Darth Vader e Luke Skywalker neste nosso encontro na Vida Kung Fu.
O Retorno de Jedi foi o filme final da primeira trilogia apresentada. Na época não sabíamos que haveria uma trilogia anterior e outra posterior. Quando assisti este filme, não havia internet, dvd ou vídeo. Isso foi em 1983, lembro-me que minha mae, Mioko Imamura, me levou – juntamente com os meus irmãos – ao cinema do Shopping Center 3 na Av. Paulista em São Paulo. Foi um grande dia, com direito a algumas fritas e hamburguer.
O combate entre Darth Vader e Luke Skywalker é o ápice do filme e mostra o contraste de conduta de duas formas de pensamento igualmente poderosas. Uma forma de pensamento, chamada Sith, onde o poder é mais evidente e que tem a hegemonia momentânea.
E outra chamada Jedi, cujo poder vem de um fenômeno chamado Força que deve ser cultivado através da percepção da conexão entre você e o universo. No calor do combate, Luke tem um dilema: sentir todo o ódio que tem pelo que o pai fez para ele e para a galáxia e assim ter mais força para vencer a batalha, traindo tudo que aprendeu. Ou deixar-se levar pela Força e conectar-se com o seu pai, deixando que o processo gere o efeito por si mesmo.
Assim como acontece com Luke, somos levados a ter uma conduta de força induzido pelas demandas do dia-a-dia, dando a nós um sentido de urgência, de ter que fazer alguma coisa. Era como agia o mestre Sith, figura representada pelo Imperador. Por outro lado, Luke buscava honrar seu aprendizado Jedi conectando-se com seu oponente, mesmo sentindo o risco aparente de perder a própria vida, no caso.
Foi esta atitude resoluta de Luke que mobilizou Darth Vader a reconectar com a Força que sempre esteve lá, mas estava esquecida junto a tanta tecnologia cibernética e ensinamentos Sith que o levaram para um outro caminho. E você? Concorda com estas ideias desenvolvidas por George Lucas? Qual a sua opinião a respeito disso?
Vc já passou por situações como as de Luke Skywlaker? Se você gostou desse vídeo, compartilhe e se inscreva no nosso canal. Depois deixe sua opinião nos comentários. Quero discutir com você sobre este tema.