Arte Marcial no Mundo Contemporâneo
Arte Marcial no Mundo Contemporâneo
Arte Marcial no Mundo Contemporâneo, como séria o seu desenvolvimento e sua função no século XXI ?
Primeiramente é importante frisarmos que o rotulo Arte Marcial engloba uma gama ampla de significados, nos quais eu gostaria de me restringir a uma praticar que envolva a experiência marcial. Um processo de combate simbólico que a partir dele nos podemos extrair elementos para o desenvolvimento humano e por consequência o Desenvolvimento estratégico. Em outras palavras, uma Arte Marcial na qual a através da sua vivência a inteligência estratégica e cultivada.
O desenvolvimento da Inteligência estratégica advém de uma consciência e não simplismente da força ou da velocidade. Sendo que o individuo deve estar todo o tempo consciente das suas possibilidades e do cenário que ele se encontra.
Como é possível inserir o Kung Fu dentro desta perspectiva de Desenvolvimento Humano?
O Kung fu hoje ele é interpretado apenas como um termo genérico que representa os diversos estilos oriundos da china.
Mas dentro de um olhar mais amplo o Kung Fu é uma habilidade que é desenvolvida a partir de uma experiencia na qual eu não posso ser ensinado e não tendo como base o treinamento e tendo sim como Base o aprendizado. Eu aprendo Kung Fu sem ser ensinado.
Uma vez que o Kung Fu a pessoa também não percebe quando esta aprendendo e sua manifestão ocorre a partir da necessidade imposta pela situação.
O que seria o Ving Tsun (Wing Chu) dentro do contexto do Kung Fu?
Uma vez que o Kung Fu não pode ser ensinado, os chineses desenvolveram sistemas para fazer com que as pessoas possam tomar contato com o Kung Fu. O sistema e diferente do Método! Ele não e tão linear quanto o método. Ele não tem uma meta a ser alcançada.
No video abaixo, Grão-Mestre Leo Imamura fala sobre esses aspectos e muitos outros que envolvem a pratica desta Arte Marcial Chinês.